«

»

mar
02

Handebol: Areia x Quadra

Olá, amigos do Portal do Handebol.

Estou aqui mais uma vez para falar do Handebol de Areia. Na coluna de hoje, vou tentar traçar um paralelo com as diferenças entre o handebol de quadra (indoor) e o de areia (beach).

“Handebol? De Areia? Mas como que quica a bola?” Engraçado como a primeira curiosidade das pessoas é sempre essa, é a pergunta que já perdi as contas de quantas vezes respondi. A verdade é que, apesar de praticamente inviável, o drible (quicar a bola) é permitido no beach handball, assim como no indoor.

Mas o terreno e a (im)possibilidade de driblar são apenas algumas das diferenças entre as duas modalidades. Como entendo que a grande maioria dos leitores do portal esteja familiarizada com as regras do handebol de quadra, vou falar brevemente das diferenças encontradas nas areias.

  • Tamanho da quadra: 27m x 12m, com áreas de 6m em linhas paralelas à linha de fundo.
  • Tiro de árbitro: Na quadra, cada equipe sai com a bola em um tempo. Na areia, a saída é dada com um tiro de árbitro (bola ao alto) no centro da quadra, em ambos os sets.
  • Número de jogadores: 4 jogadores em quadra.
  • Tempo de jogo: São dois sets de 10 minutos, podendo haver um set de desempate, chamado de “Shoot out”.
  • Impossibilidade de empate: Se um set termina empatado, é dada uma nova saída de bola e ele é decidido no gol de ouro.
  • Shoot out: Se cada equipe ganha um set, há um set de desempate chamado de “Shoot out” (também conhecido como um contra o goleiro, aqui no Brasil). É uma espécie de tiro de 6m em movimento. O jogador, do seu campo de defesa, passa para o seu goleiro e corre para receber a bola e realizar o lançamento contra o gol adversário. Inicialmente são 5 cobranças para cada equipe. Nele são mantidos os mesmos critérios para gols de 1 ou 2 pontos dos sets normais.
  • Tiro de 6 metros: Na quadra é tiro de 7m, na areia, de 6m.
  • Assimetria ataque x defesa: Se na quadra jogam 6 x 6 na linha, na areia o goleiro sempre vai ao ataque, proporcionando um ataque de 4 jogadores contra 3 defensores.
  • Fair Play: O jogo limpo é um dos fundamentos do handebol de areia. Na quadra o contato físico entre os jogadores é muito forte, na areia ele deve ser evitado ao máximo e as faltas são sempre mais brandas. Qualquer atitude mais grosseira é punida.
  • Exclusão: No lugar dos famosos “2 minutos”, há a exclusão. A equipe fica com um jogador a menos até que a posse de bola seja trocada.
  • Gols de dois pontos: Gols de goleiro e gols espetaculares valem dois pontos. Os gols espetaculares são entendidos, por convenção, como o gol de aérea (no qual o jogador deve pegar a bola no ar e lançá-la antes de tocar o solo) e o gol de giro (no qual o jogador deve entrar de frente para o gol, realizar um giro de 360 graus no ar e lançá-la antes de tocar o solo)
  • Substituições em toda extensão da área de jogo: Os jogadores de linha podem ser substituídos por toda área de jogo, o que dá uma dinâmica diferente ao jogo. Cada equipe fica com um lado da quadra para isso.

Além de todas essas diferenças, é necessário entender que o handebol de areia é uma modalidade nova, em fase de desenvolvimento e que a sua filosofia é totalmente diferente do handebol de quadra. A ideia é fazer dele um esporte dinâmico, espetacular e interessante de ser praticado e assistido, juntando às regras o ambiente naturalmente agradável da praia e ao fair play.

Na tentativa facilitar o entendimento e a visualização, criei um quadro comparativo entre as modalidades. Espero que seja útil:

Grande Abraço,

Até a próxima.

Sem posts relacionados.

22 comentários

  1. Alexandre Almeida disse:

    Marcio,
    Parabéns pelo texto! Está bem didático e ajuda muito a fazer uma análise comparativa entre as modalidades. Como você mesmo mencionou em comentário no blog do Prof. Guerra (https://www.blogger.com/comment.g?blogID=37693930… é comum encontrar nas competições de beach handball treinadores e atletas que ainda não compreenderam as diferenças entre o beach e a quadra. Apesar dos ótimos resultados de nossas seleções nacionais, nem todos que trabalham com o beach handball no Brasil têm explorado tudo que a modalidade pode oferecer. Não podemos deixar que nossos atletas, técnicos e dirigentes esperem por tendências de jogo, novas metodologias de treino e etc, "importadas" de outros países, como acontece no handebol de quadra brasileiro. Somos referência no beach handball e podemos continuar assim.
    Grande abraço,
    Alexandre

  2. Ted Boy disse:

    Muito explicativo seu texto , parabéns para vc e nossa modalidade

  3. Guerra-Peixe disse:

    Muito bom Marcinho! Isse tipo de explicação ajuda a desvelar os mistérios das duas modalidades. Parabéns!

  4. Yasmim Ciciliotti disse:

    Mt,mt beem exolicada=)..Tava precisando disso msm pro meu trabalho de ed.fisica,see eu soubesse qee existiia ese site..eu tdos os dias ia pesquisar nele,agora eu posso pesquisar todos os dia pros meeus trabalhos de ed.fisica voou indicar pra tdos os meu amig’(os)

    Meeus parabéns…Para qeem criou esse site…Mtoo beem feeito…

    Meeus parabéns….

    1. Andressa disse:

      Nossa esse texto ta bem feito encontrei tudo que queria ……. Parabéns..Parabéns

  5. sabrina menegazzo disse:

    entendi tudo. e parabens pelos os erros ortograficos

    1. Handebol disse:

      parabéns e ortográficos são acentuadas… (Coltri)

  6. Vânia Aurora Trindade disse:

    Olá, Márcio. Sua exposição está perfeita, bastante didática e objetiva. Até para pessoas que como eu ainda não conhecia esta modalidade, embora tenha conhecimento deste esporte de quadra, elucidou um entendimento inicial desta nova atividade.

    Concordo com o comentário do Alexandre Almeida no que diz respeito a sermos referência nesta modalidade, pelo que já li do material que me enviou e de todo trabalho sério que vem sendo feito. Atletas, técnicos dirigentes e árbitros, precisam estudar, compreender e formalizar este esporte que logo poderá tornar-se um Desporto e genuinamente Brasileiro, sem que haja influências e tendências vindas de fora. Será um prazer divulgar no meio da Educação Física esse belo trabalho.

    Vou continuar lendo, me mantendo informada e retornarei para assistir seus treinos na praia de Copacabana.

    Muito obrigada por sua pronta atenção.

    Abraços, sucesso. Vânia Aurora Trindade (prof. Ed. Fís.)

  7. alcione silva cardoso disse:

    sua esposicao esta otimó bastante objetiva eu entedi tudo parabés

  8. juliana delisinha disse:

    adorei o handebol

  9. juliana delicinha disse:

    a minha professora mandou esquever isso o que é handebol como se faz a quadra e quais sao as regras amei ?

  10. AMANDA disse:

    muito bom! adorei! tirei todas minhas duvidas no meu trabalho!

  11. misteriosa disse:

    marcinho,adorei tudo que você escreveu;mas ficou faltando um detale,as regras do handebol indoor
    mas mandou bem,meus parabéns
    pra mim você é 99,99%

  12. misteriosa disse:

    olá marcinho,meu nome é…não digo meu nome,mas adorei tudo que você escreveu;mas ficou faltando um detale,as regras do handebol indoor.
    não fique triste não queridinho,mandou bem,meus parabéns
    pra mim você é 99,99%!falta apenas 1% para te considerar amigo
    parabéns,está na media comigo!
    tchau,
    bjk’s

  13. misteriosa disse:

    muito bem,adorei esse texto.me ajudará muito na escola.

  14. Victoria disse:

    Essas informações foram bem úteis para minha pesquisa de escola!!!

  15. Joana disse:

    Ótimo texto! Me ajudou muito com meu trabalho de Educação Física. Parabéns!

  16. Thasielle disse:

    Adorei! Me ajudou demais no meu thabalho de Educação física!

  17. ALBA CRISTINA SOBREIRA GARCIA disse:

    Parabéns pela explicações é possivel até para um leigo verificar as difernças. Para mim foi muito produtivo pois estou iniciando um trabalho com handebol de areia com crianças de 12 a 14 anos na cidade de Uruguaiana -RS. Sempre que possível gostaria de me manter informada.

  18. lays disse:

    eu adorei porque isso esta me ajudando no deve mas so que eu nao estou achando o numeros de jogadores mas eu gostei.

  19. jessica disse:

    e muito legal

  20. jessica disse:

    que massa

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>